segunda-feira, 27 de julho de 2009

Filtros de Acesso nos Computadores da Câmara

Viva!
Passaram algumas semanas e cá estou eu a postar novamente.
Desta vez para dar conta de uma pequena constatação que me leva a crer fazer toda a diferença.
O Município de Fronteira equipou-se de tecnologia e hoje existe praticamente um computador por cada funcionário administrativo.
Muito bom.
Só que penso ser necessário activar alguns filtros e barramentos na prossecução de um maior aproveitamento dos recursos.
Vejamos:
É possível navegar em, pelo que constatei, praticamente quase todos os sites possíveis e imaginários, desde pelo menos dois ou três computadores.
Como estão todos em rede, sob égide de um administrador, esta previsibilidade certamente está disponível em todas as estações de trabalho.
Ora, como se imagina, isto não é completamente bom, porque os utilizadores podem atrasar o trabalho efectivo, enquanto fazem pesquisas que deveriam fazer fora do seu horário laboral.
Eis então a minha sugestão, para que qualquer expediente que previsivelmente poderia ser bastante rápido não seja ferido com alguns dias de atraso, só porque os funcionários estão ocupados com assuntos menos municipais, o que é natural, aqui e em todos os lados em que os computadores são autênticas portas escancaradas para o mundo.
Mais uma vez, a culpa não está nas pessoas, mas no sistema. E isto é absolutamente verdade. A falha está na rede que não se encontra configurada correctamente.
Senhor Presidente, a activação de alguns filtros pelo administrador do sistema informático, de modo a barrar a navegação em páginas de internet de carácter mais lúdico é uma medida gratuita que previne abusos e incrementa mais tempo livre para o trabalho.
Sei que esta medida pode não parecer de todo popular, mas é recomendada em todas as redes partilhadas, de forma a orientá-las para a facilitação de processos e satisfação do público. E é disso que se trata.
Uma vez implementada, acredito, vir a ter, lentamente, o apoio de todos os usuários, que certa e seguramente se pautam pelo bom-senso.
Trabalho é trabalho! Conhaque é conhaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário