quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Medidas Para Uma Nova Gestão Autárquica

Orçamento Participativo

As novas tendências de gestão autárquica incluem uma responsabilização activa, cada vez maior, dos munícipes.
Na prossecução do novo equilíbrio democrático que suporta a qualidade de vida global dos Concelhos, o Assessor do Presidente propõe algumas medidas simples e de fácil implementação junto da população, para tornar mais efectivo o diálogo entre o Executivo Municipal e os munícipes. A saber:
1ª Um Orçamento municipal participativo, em que todos os residentes sejam ouvidos no estabelecimento de prioridades concelhias.
2ª Um ciclo regular de Presidências Abertas, para nelas serem comunicadas as opções estratégicas da autarquia e o estado actual de todas as obras em execução a todos os interessados.
3ª Um referendo municipal, com valor informativo, sempre que estejam envolvidas questões de fundo, cujos efeitos sejam discutíveis do ponto de vista do interesse público.
4ª Um concurso anual de empreendedorismo local, em que o vencedor venha a ter um apoio municipal efectivo na criação do seu negócio.
5ª Uma Assembleia Municipal Jovem, a cada ano, em que sejam implicadas as escolas, numa lógica de cultura política e democrática das instituições.
Tudo sempre com o objectivo de dinamizar, mobilizar e responsabilizar.
"Pensar global para agir local"

Fica a proposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário