quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comissão Feminina de Voluntárias de Apoio à Primeira Infância e Terceira Idade do Concelho de Fronteira

Boa tarde.
Eis mais um projecto com custo 0 que poderá vir a dar respostas muito positivas no apoio à infância e terceira idade do nosso Concelho.
É uma ideia desenvolvida pela psicóloga, e minha mulher, Sandra Valério Branco no decurso e em consequência do voluntariado que presta no Centro de Saúde de Fronteira desde Janeiro de 2009.
Basicamente trata-se da constituição de uma comissão de mulheres voluntárias que, profissionalmente, actuem no domínio do apoio à comunidade.
Uma comissão concelhia criada para identificar, objectivar e ajudar a resolver problemas decorrentes da falta de recursos económicos e informação ou acesso às soluções previstas na lei, que visam dar uma resposta eficaz à carência de orientação técnica e social, dotada de um suporte psicológico gratuito.
Numa primeira fase institucionaliza-se a comissão que poderá incluir psicólogas, assistentes sociais, educadoras, animadoras socioculturais e professoras, para posteriormente se definirem os objectivos a atingir.
Uma vez identificadas as metas, distribuem-se papéis e responsabilidades pelas voluntárias.
Só então se instala a comissão e se dinamizam os grupos de trabalho, em número de dois, um para acompanhamento à infância e outro para acompanhamento à terceira idade.
Nesta fase será imprescindível um protocolo mutualista entre a comissão e a Santa Casa da Misericórdia, enquanto tutela do infantário e do lar de terceira idade, e entre estas e a Câmara no âmbito da responsabilidade social do município.
Desta forma, e sempre a contar com a boa vontade de mulheres com elevado sentido social, será possível encontrar respostas válidas, no campo do acompanhamento e orientação personalizada, com vista ao incremento da qualidade de vida dos nossos filhos e nossos avós, apostando exclusivamente nas pessoas.
Deixo a ideia para que as entidades concelhias a possam maturar e ao mesmo tempo dirijo o convite a todas as mulheres, residentes, interessadas em integrar esta comissão para estarem presentes na primeira reunião informal, a acontecer com formato de conversa de café, na Artística, Sábado 17 de Outubro pelas 22 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário