quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Simplex Autárquico em Fronteira

Simplificar para facilitar. Eis o princípio da medida Simplex.
O município do Redondo é pioneiro, em Portugal, a par de mais oito grandes e pequenas câmaras, situadas em regiões muito diferentes com condicionalismos geodemográficos também muito díspares, na adequação dos seus serviços à vida moderna e à sua consequente exigência de mobilidade social; quantos não moram numa autarquia e trabalham noutra?
Repliquemos.
Parece-me óptima ideia ter um balcão único, onde cada munícipe possa tratar de todas as suas relações burocráticas com a Câmara.
Ter um catálogo de licenças e taxas normalizado, um simulador de custo, online, para os vários processos e um interface GSM para difundir informações úteis e receber notificações de interesse público, é hoje essencial a todos os Concelhos que apostam na captação de habitantes e empresas.
É desta forma que se implementa a total transparência dos serviços de proximidade que se orientam para o cidadão, possibilitando ao munícipe um acompanhamento do seu processo em tempo real, e maior rapidez na obtenção de, por exemplo, certidões ou pareceres.
O uso de SMS para difundir informações gerais ou avisos particulares constitui uma medida ecológica, amiga do ambiente, pelo que previne o uso de papel, enquanto se afirma como um meio directo de comunicação instantânea entre as partes.
Senhor Presidente, é verdade que vivemos num concelho profundamente rural, mas temos agora que antecipar o amanhã, prevendo e considerando a mudança de atitude dos jovens, que por força da tecnologia, terão diferentes formas e vias para comunicar com a administração local.
O Simplex Autárquico creio ser um bom ponto de partida.
O que me diz?
Vamos juntar Fronteira ao grupo dos que estão na frente?

Sem comentários:

Enviar um comentário