sábado, 10 de outubro de 2009

O Voto É Mais Do Que Um Direito, É Uma Obrigação

Amanhã dia 11 de Outubro de 2009 vote!
O seu voto é muito importante, é a sua voz, é a sua vontade expressa em democracia.
E hoje somos livres para votar, porque em 1789 aconteceu a Revolução da Igualdade, da Fraternidade e da Liberdade, justamente sob as luzes da razão francesa, que em 1975 haveria de ser, grosso modo, transposta para a nossa realidade, a portuguesa.
Obrigado a quantos lutaram para que amanhã todos, cidadãos maiores, possamos votar em liberdade e consciência.
E todos os votos contam, porque a grão e grão enche a galinha o papo.
Devemos votar, porque cabe-nos a nós decidir o futuro que queremos viver.
Devemos votar, porque é importante sustentar a confiança neste sistema político que, não sendo perfeito, é o mais justo e igualitário, onde cada pessoa, independentemente da sua condição ou credo vale um voto.
Neste momento sinto-me feliz.
Acabo de ouvir a comunicação ao país de Sua Excelência o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, ele vale um voto e eu valho um voto, democrático, justo, igualitário.
Ele vota numa freguesia algarvia e eu voto no Concelho de Fronteira. E é esta a diferença que nos separa. Quanto ao resto, reparei que ele está de acordo comigo, genericamente, em tudo o que venho aqui propondo, desde Fevereiro.
As autarquias, em termos globais, possuem as grandes obras já feitas, agora, hoje, ou melhor, depois de amanhã é preciso começar a dar um relevo especial à inclusão de todos, ao trabalho em rede e à cultura.
É necessário envolver as pessoas, implicá-las e sempre que se justifique, apoiá-las no seu processo de responsabilização singular, porque a sociedade somos todos nós em movimento contínuo e tendente à satisfação plural das necessidades multidimensionais de todos.
Desta forma visa-se o combate à pobreza possibilitando o florescer do mérito, e isto é absolutamente essencial em tempo de vacas magras.
Neste momento sinto-me feliz, dizia eu, porque em 30 dias este blogue teve mais de duzentas visitas, a quantos o consideram, o meu muito obrigado.
Aproveito o momento para vos dar uma explicação premente: obstei por colocar os comentários que muitos de vocês foram escrevendo, online, porque este espaço é um projecto de construção que não se presta nem à difamação, nem à piada fácil.
A blogosfera é praticamente infinita, e estou certo que encontrarão locais mais próprios para o comentário ofensivo e anónimo.
Em relação aos outros, as minhas desculpas, mas não quis incorrer no erro de vir a ser antidemocrático.
Desde já vos garanto que publicarei todos os comentários ou textos que me fizerem chegar pela via apropriada a partir de 12 de Outubro de 2009, sempre que devidamente assinados.
Sinto-me feliz, porque amanhã vou votar, na minha terra, porque amanhã eu valho um voto, tantos quantos tu.
Sinto-me feliz, porque amanhã ao votar estarei a gritar cá por dentro: “Amo Fronteira, Amo Portugal, amo-te Liberdade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário